ICONE IFRS 16 A.png

Contábil

IFRS 16

HOMEM CONTADOR IFRS 16.png
MÃO_CINZA_SEGURANDO_A_CHAVE.png

O NESTA Real Estate trata de forma segmentada a contabilização dos contratos de aluguéis. Ao incluir as verbas existentes em um contrato o usuário deve indicar aquelas que serão alcançadas pela Norma IFRS 16, ditas contratadas, e aquelas que se apresentam acessórias ao contrato, tais como condomínio, energia, água, etc.

As verbas contratadas serão tratadas segundo a Norma IFRS 16, onde os locatários devem inicialmente reconhecer um direito de utilização de ativos e a responsabilidade de locação com base nos pagamentos, descontando-os no âmbito do contrato a uma taxa de juros coerente com os seus custos financeiros, tendo em conta o prazo do contrato.

 

As demais verbas, as chamadas acessórias, serão contabilizadas em regime de caixa ou de competência, por livre escolha dos usuários. As classificações contábeis utilizam o Plano de Contas Principal da empresa e permitem aos contadores a indicação livre dos lançamentos contábeis.

As rotinas de repactuação de taxas, remensuração, rescisão, aditamentos contratuais, etc., serão objeto de ajustes dos fluxos futuros com o cálculo do novo VPL e acertos contábeis das posições ativa e passiva do contrato.

NESTA CINZA BAIXO 2.png